MINICURSOS

Minicurso 1 - Conhecendo a documentação da Superintendência do Arquivo Público para realizar a pesquisa
Coordenação: Arquivo Público de Uberaba - APU.

Objetivo: Fazer com que o aluno conheça a Instituição Arquivística de Uberaba no que se refere à documentação dos arquivos administrativos e arquivos permanentes para subsidiar as pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento da história, como também, realizar a visita monitorada com os alunos e equipe da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba.

17/11 - Historiador: João Eurípedes Araújo falará sobre os documentos que existem no Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, isto é, apresentará o Guia do Arquivo.

18/11 - Historiador: Thiago Riccioppo abordará como fazer a pesquisa em documentos.

19/11 - Equipe de cada departamento fará uma visita guiada para que o aluno conheça a Instituição.

O minicurso será ministrado no Arquivo Público de Uberaba - APU (Praça Dr. José Pereira Rebouças, 650 - Bairro Boa Vista - Mogiana) - 8h/10h.


Minicurso 2 - O Museu e seus documentos: testemunhas locais de parte da história da pecuária do Zebu no Brasil
Coordenação:  Thiago Riccioppo (Museu do Zebu), Michelly Dias de Barros (Museu do Zebu) e Aryanna Sangiovani Ferreira (Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu).

Objetivo: Discutir aspectos sobre o legado da pecuária do gado indiano Zebu na região do Triângulo Mineiro, tendo em vista o desenvolvimento de estudos para se compreender facetas da história local e da história rural brasileira. Portanto, será aberto um debate sobre a tipologia documental que reporta a introdução dos primeiros espécimes das raças na região no século XIX, passando pelas importações da Índia, exportações, à trajetória política e científica da Sociedade Herd Book Zebu, da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro – SRTM até a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ. Nesse sentido, serão abordados os projetos de gestão de documentos, o “ZEBUdoc” e da plataforma digital intitulada de Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPBZ), além das próprias ações de educação e de valorização da memória trabalhadas pelo Museu do Zebu em Uberaba/MG.

O minicurso será ministrado no Centro Educacional - CE (Av. Getúlio Guaritá, 159, Abadia).
17/11 (Sala T05), 18/11 (Sala T08) e 19/11 (Sala T09) - 8h/10h.


Minicurso 3 - A Paleontologia em Uberaba: histórico, estado da arte e perspectivas futuras [MINICURSO CANCELADO]
Coordenação: Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP (UFTM).

Módulo 1 - Teórico:  Ministrado no auditório do CCCP/UFTM. Duração 3 h com um intervalo de 15 minutos.
Contemplará: histórico envolvendo a inauguração da estação ferroviária de Peirópolis em 1889, a chegada do imigrante espanhol Frederico Peiró em 1896, início das atividades de mineração de calcário para o fabrico da cal em 1900, as primeiras descobertas fósseis no município em 1945, o início das atividades de pesquisa paleontológica em Peirópolis em 1946, a declínio econômico com a paralisação das caieiras e produção agrícola na década de 1960, a retomada do desenvolvimento através da inauguração do Centro Price e Museu dos Dinossauros em 1992, a transformação de Peirópolis em centro de referência em pesquisa, ensino, divulgação e popularização da ciência dos fósseis e do turismo paleontológico 1993 a 2009, a incorporação do Centro Price e Museu à extinta Rede Nacional de Paleontologia para consolidar o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis pela UFTM em 2010 e finalizando com a proposta de implantação do Geoparque Uberaba de 2011 até a presente data.

Módulo 2 - Prático: Duração 2 h sem intervalo.
Visita guiada de maneira a contextualizar na prática o que foi explanado na aula anterior. O objetivo é contemplar as ações desenvolvidas dentro dos espaços físicos  do CCCP nos âmbitos da pesquisa, ensino e extensão. Dos quais se inserem o Centro Paleontológico Price e Museu dos Dinossauros e edifício sede do CCCP. Visita aos laboratórios de preparação de fósseis, exposições internas e externas do Museu/CCCP e coleção científica. Recorrido geral no entorno do CCCP onde se encontram os diversas empreendimentos que dão suporte ao desenvolvimento turístico local e principal ativo econômico sustentado pela relevância dos fósseis descobertos na região e em geral município de Uberaba.

Módulo 3 -  Prático: Duração 3 h sem intervalo.
Visita técnica ao Sítio Museu da Cal da Fazenda São Lourenço, antiga Caieira do Meio de 1990. Na continuidade visita ao Geossítio Caieira na Fazenda São Luis, principal Sítio Paleontológico de Uberaba. Neste dia haverá a necessidade de ônibus para o traslado, com cerca de 10 Km sendo 8 de asfalto e 2 Km em terra.

O minicurso será ministrado no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (BR-262, KM 784, Peirópolis).


Minicurso 4 - História, Memória e Identidades
Coordenação: PET História (UFTM).

Resumo: PET História desenvolve atividades no bairro Abadia, um dos maiores e mais importantes bairros de Uberaba. Sob o eixo história, memória e identidade, o grupo busca compreender mais da história de formação e desenvolvimento do bairro, bem como as múltiplas experiências construídas por seus moradores ao longo do tempo.

O minicurso será ministrado no Centro Educacional - CE (Av. Getúlio Guaritá, 159, Abadia).
17/11, 18/11 e 19/11 (Sala 102) - 8h/10h.


Minicurso 5 - A História na TV: A elaboração de roteiros e programas para a TV no projeto Memória Viva
Coordenação: Projeto Memória Viva (Câmara Municipal de Uberaba - CMU/UFTM).

Resumo: O Projeto Memória Viva teve início em 2010 e foi responsável pela digitalização de todo o acervo das Atas da Câmara de Uberaba. Além disso o projeto desenvolveu outras atividades, entre elas está a elaboração de programas para a TV Câmara. O curso tem por objetivo apresentar a metodologia de trabalho desenvolvida no projeto. A definição dos temas e a elaboração dos roteiros, passo fundamental para o desenvolvimento dos programas.

O minicurso será ministrado no Centro Educacional - CE (Av. Getúlio Guaritá, 159, Abadia).
17/11 (Sala T06), 18/11 (Sala T13) e 19/11 (Sala 105) - 8h/10h.


Minicurso 6 - Jogos para o estudo da história local e regional
Coordenação: Jogos de Aprendizagem Dinâmica no Ensino de História - JADEH (UFTM).

Resumo: O uso de jogos no ensino de história pode ser uma importante ferramenta para uso do professor. Despertar o interesse do aluno pelo assunto, promover o debate e a participação dos alunos na aula, servir como momento de revisão do conteúdo estudado. O jogo pode ser usado em diversos momentos e de diversas maneiras pelo professor. As questões de metodologia de ensino são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem histórica. A partir de uma discussão teórica sobre o jogo e sua relação com os seres humanos, o curso terá o objetivo de ser um espaço de discussão, elaboração e aplicação de jogos para o ensino da História local e regional.

O minicurso será ministrado no Centro Educacional - CE (Av. Getúlio Guaritá, 159, Abadia).
17/11 (Sala 204), 18/11 e 19/11 (Sala 304) - 8h/10h.


Minicurso 7 - Uberaba: o turismo na mira [MINICURSO CANCELADO]
Coordenação: Departamento de Turismo (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo - Prefeitura Municipal Uberaba - PMU).

Resumo: O turismo tem sido apontado pelo Governo Municipal como uma interessante alternativa tanto para o desenvolvimento local como para o regional. O turismo tem grande importância na economia mundial, pois a chegada de turistas aumenta o consumo, a produção de bens e serviços e principalmente a necessidade de criação de novos empregos. Por isso as capacitações se fazem necessárias, trazendo as escolas para a participação em cursos para quem está na linha de frente no atendimento ao turista (Guias, taxistas, frentistas, policiais), estímulo à qualificação dos funcionários pela participação no resultado das empresas, sensibilização da sucessão familiar para as oportunidades locais, capacitação rural (motivacional).

O minicurso será ministrado no Centro Educacional - CE (Av. Getúlio Guaritá, 159, Abadia).