SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

Simpósio 1 - Antiguidade e Idade Média em debate: Pesquisa e ensino no Brasil
Coordenação: Profa. Dra. Claudia Bovo e Prof. Dr. Alex Degan.

Resumo: O presente Simpósio Temático tem por objetivo debater questões atuais à respeito da pesquisa e do ensino de História Antiga e História Medieval no Brasil. Num contexto de profissionalização consolidada dessas áreas do conhecimento histórico, de crescimento por sua procura nos cursos Superiores de História e, na contramão desse desenvolvimento, a exclusão desses saberes dos currículos mínimos dos governos estaduais e federal, compreendemos a importância de debater o que fundamenta a manutenção das pesquisas dessas áreas no Brasil e suas contribuições teórico-práticas para ensino de História tanto em nível básico, quanto em nível superior.

Simpósio Temático 1 - Relação das Comunicações


Simpósio 2 - Histórias além-fronteiras: espaços, tempos e identidades regionais
Coordenação: Profa. Dra. Glaura Teixeira Nogueira Lima e Prof. Ms. Robert Mori.

Resumo: O simpósio busca oportunizar o debate e a apresentação de trabalhos que venham articular história, patrimônio cultural, memória e identidade. A proposta é dialogar sobre diversas possibilidades de construção do conhecimento histórico, tendo como foco os domínios do local e do regional com suas categorias próprias de espaço e de tempo. Pretende-se abordar questões referentes ao uso das fontes, passando pela utilização da memória, pelas especificidades identitárias- étnicas, regionais, geracionais, de gênero- além da importância do estudo do patrimônio enquanto expressão dos valores de uma determinada sociedade e dos sentidos a ele atribuído. Por fim, espera-se que as reflexões possam gerar novas pesquisas e novos referenciais bibliográficos, possibilitando a produção de outras fontes para pesquisadores e professores.

Simpósio Temático 2 - Relação das Comunicações


Simpósio 3 - Cultura e Politica no Brasil Republicano
Coordenação: Prof. Dr. Clayton Romano e Prof. Ms. Marcus Oliveira.

Resumo: O período republicano brasileiro, que se prolonga ao longo de mais de um século, ainda que entrecortado por períodos ditatoriais, é marcado por diversas contradições e processos históricos de suma importância para a história do Brasil. Em virtude disso, nesse período assistimos a formação de diversas propostas políticas e culturais, intrinsecamente conectadas às efervescências desse período. Nesse sentido, o presente simpósio tem como objetivo discutir trabalhos que contribuem para a compreensão da cultura e da política ao longo da história do Brasil Republicano. Nesse sentido, as discussões se encontram abertas para historiadores e demais pesquisadores das ciências humanas, com pesquisas concluídas e em andamento.

Simpósio Temático 3 - Relação das Comunicações


Simpósio 4 - História, Trabalho e Conflitos Sociais
Coordenação: Prof. Dr. Tito Flávio Bellini e Prof. Dr. Fábio César Fonseca.

Resumo: Este simpósio temático tem por objetivo principal reunir pesquisadores da graduação e pós-graduação que tenham por tema de pesquisa as relações históricas, sociais e econômicas relativas aos mundos do trabalho e suas implicações. A formação social e o modo de produção capitalista engendram relações sociais de subordinação e exploração, causa maior de conflitos sociais que eclodem no dia-a-dia das sociedades contemporâneas. As crises atuais, no Brasil e no exterior, são mostra da crise geral em que se encontra o capitalismo na esfera mundial. Este simpósio propõe a abertura de um espaço para debates e discussões de temas e preocupações de que se ocupam historiadores e pesquisadores de diversas outras áreas das ciências humanas e sociais.

Simpósio Temático 4 - Relação das Comunicações


Simpósio 5 - História, Linguagens e historiografia: o lugar da produção do conhecimento histórico
Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo de Freitas Costa.

Resumo: Este Simpósio Temático visa discutir a produção do conhecimento historiográfico por meio das linguagens artísticas. Sendo assim, tem por pressuposto estimular o debate entre pesquisadores que utilizam como fonte de trabalho para a produção do conhecimento histórico as artes (cinema, literatura, teatro, música, artes plásticas, etc.). Frente à amplitude da produção acadêmica valorizamos, portanto, a possibilidade de diálogos, a interdisciplinaridade e, sobretudo, o respeito às fontes de pesquisa.

Simpósio Temático 5 - Relação das Comunicações